Pesquisadores Homenageados pela CESeg
Desde 2018, a cada 2 anos a CESeg reune os membros da comunidade de Cibersegurança do Brasil com o objetivo de sugerir um nome para ser homenageado pelas suas contribuições na área. Embora os critérios de indicação possam variar em cada edição, em geral os pesquisadores homenageados são escolhidos em razão de suas contribuições de pesquisa, formação de novos pesquisadores, atuação em favor da área de cibersegurança no Brasil e no mundo, etc. O evento de homenagem em si, denominado "Prêmio Destaque CESeg", acontece então em um espaço reservado durante o SBSeg do ano correspondente.
Nesta página são listados os pesquisadores já homenageados pela CESeg.
Destaque CESeg 2023
Routo Terada possui graduação em Engenharia Elétrica Eletrônica pela Universidade de São Paulo (1970), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade de São Paulo (1975) e doutorado em Computer Science - University of Wisconsin - Madison (1979). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo, avaliador de artigos do International Journal of Information Security e do Journal of the Brazilian Computer Society. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Criptografia, atuando principalmente nos seguintes temas: segurança de dados, criptografia, algoritmos, criptossistema e mathematical morphology. (Fonte: Currículo Lattes)
Destaque CESeg 2021 (in memoriam)
Otto Carlos Muniz Bandeira Duarte possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-1976), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ-1981) e doutorado em Téléinformatique - Ecole Nationale Supérieure des Télécommunications (ENST-1985-França). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, bolsista de produtividade nível 1A do CNPq e Cientista do Nosso Estado do Rio de Janeiro. Entre 1992 e 1993, fez pós-doutorado no laboratório MASI da Universidade de Paris VI. Em 1995, fez um pós-doutorado no International Computer Science Institute (ICSI) associado à Universidade da Califórnia em Berkeley. Em 2014 fez um pós-doutorado na Universidade da Califórnia em Berkeley. Em 1999, e 2001 e 2006, foi Professor Convidado da Université Pierre et Marie Curie. Em 2019 foi professor convidado da University of New South Wales (UNSW) em Sidnei, Austrália. O professor já orientou 17 teses de doutorado, 55 dissertações de mestrado e mais de 180 alunos de iniciação científica. Ele possui mais de 350 artigos publicados em revistas e congressos com revisão. Tem experiência na área de redes de computadores, atuando principalmente nos seguintes temas: protocolos de comunicação, Internet do futuro, segurança, corrente de blocos, qualidade de serviço, protocolos multidestinatários e avaliação de desempenho. (Fonte: Currículo Lattes)
Destaque CESeg 2019
Ricardo Dahab é professor titular do Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Tem mestrado pela UNICAMP em Criptografia e doutorado pela Universidade de Waterloo, Canadá, em Combinatória e Otimização. Seus interesses de docência e pesquisa situam-se nas áreas de Algoritmos e Protocolos Criptográficos e Segurança da Informação. Desde 1995 tem publicado trabalhos científicos e orientado teses de doutorado e mestrado nessas áreas, várias das quais receberam prêmios e distinções. Atuou também na área de Teoria dos Grafos. Participou do projeto ICP-EDU, em parceria com a RNP, UFSC, UFMG e Kryptus Tecnologias de Segurança, do qual resultou o primeiro hardware de alta segurança (HSM) totalmente nacional. Esse HSM hoje equipa a autoridade certificadora-raiz da ICP Brasil, da qual o Prof. Dahab participa também como membro do comitê gestor. Mais recentemente tem participado e coordenado projetos de pesquisa e desenvolvimento acadêmicos e com a indústria, na área de autenticação para tecnologia bancária, avaliação de segurança de dispositivos, forense computacional, e implementação eficiente de métodos criptográficos. Junto com as comunidades de criptografia e segurança vem cooperando ativamente na consolidação dessas áreas no Brasil e na América Latina, participando da Comissão Especial de Segurança da SBC, da organização de eventos
como o SBSeg em 2009, a Escola Avançada de Criptografia em 2011, o Latincrypt em 2013, a CANS em 2013 e o PKC em 2018. Iniciou, junto com outros colegas, a Maratona de Programação da ACM no Brasil, em 1996, que se tornou a Regional Brasileira do ACM International Collegiate Programming Contests. Foi o diretor da região latino-americana desde a sua criação até 2017. Além das suas atividades acadêmicas, tem desempenhado regularmente tarefas administrativas na UNICAMP, tendo sido chefe de departamento, vice-diretor do Instituto de Computação e membro de comissões e conselhos de vários níveis. A partir de abril de 2021 atua como Diretor Geral de Tecnologia da Informação e Comunicação da UNICAMP. Foi agraciado, em 2011 com o prêmio Zeferino Vaz de Excelência Acadêmica da UNICAMP e, em 2019, com o Prêmio Destaque da Comissão Especial de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais. (Fonte: Currículo Lattes)
Destaque CESeg 2018 (in memoriam)
Lau Cheuk Lung é Engenheiro Eletricista formado pela Universidade Federal do Amazonas e doutor em Engenharia (área Sistemas de Informação) pelo curso de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (CPGEEL) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é pesquisador e professor adjunto do Departamento de Informática e Estatística (INE) e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPGCC) da UFSC. É consultor ad-hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Trabalhou na Universidade do Texas - Austin (EUA), durante um ano (97/98), onde foi pesquisador associado atuando no Projeto Nile. Neste período, fez pesquisas em processamento paralelo em sistemas de larga-escala. No período 2001/2002 fez o pós-doutoramento, durante um ano e meio, no grupo de pesquisa Navigators do Departamento de Informática da Universidade de Lisboa (Portugal) onde fez pesquisas em Tolerância a Intrusões em sistemas distribuídos. Tem experiência na área de Arquitetura de Sistemas de Computacionais, com ênfase em Sistemas Distribuídos e Segurança Computacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Tolerância a Faltas (bizantinas), Algoritmos Distribuídos, Segurança em Sistemas Distribuídos, Sistemas Tempo-real, Middleware e Sistemas Multimídia. (Fonte: Currículo Lattes)
Destaque CESeg 2018
Joni da Silva Fraga possui graduação em Engenharia Eletrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1974), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1979) e doutorado em Informatique/ Automatique - Institute National Polytechnique de Toulouse (1985). Foi Professor Visitante da University of California, Irvine (UCI), nos anos 1992-1993. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Sua experiência é centrada na área de Sistemas de Computação, com ênfase em Sistemas Distribuídos, atuando principalmente nos seguintes temas: Segurança, Tolerância a Falhas, Tolerância a Intrusões, Algoritmos Distribuídos e Middleware. (Fonte: Currículo Lattes)